Descrição enviada pela equipe de projeto. Passar desapercebido e construir uma residência de 750 m são duas características que não deveriam aparecer na mesma frase, entretanto, estes dois requerimentos estão presentes neste projeto.
Trata-se de um projeto de uma residência de veraneio e para a aposentadoria no futuro, destinada à uma família que hoje vive em Córdoba, porém, possui grande parte da sua vida afetiva e também laboral na área de Ascochinga, 60 km ao norte da cidade, entre áreas rurais e os pés da montanha de Sierras Chicas.
O local escolhido para a construção é um terreno repleto de acácias, com aproximadamente um hectare, margeado por um desfiladeiro ao sul e oeste onde corre o rio e coincide com as melhores vistas.
O programa, ao contrário do que se poderia suspeitar, não possui nada fora do comum, somente é muito generoso em cada ambiente e (por requerimento do comitente) tudo se desenvolve no mesmo nível, um "L" que aproveita as vistas a oeste e sul.
Podemos contar com quatro dormitórios, cozinha, sala de estar, jantar, estúdio, garagem, espaços técnicos, circulações e, claro, grandes galerias.
Compactar todo este programa em busca de um menor volume seria um erro, sobretudo levando em conta que dispomos de muito terreno e paisagens belíssimas, é por isso que apareceram vários pátios "oxigenando" a monotonia da simples sucessão dos diferentes espaços interiores.
A qualidade espacial desta residência fica a cargo das mencionadas galerias, em relação aos pátios e a imponente paisagem, que é o que confere sentido a todo o projeto. Nesses espaços, que não estão nem dentro e nem fora, reside essa condição que diferencia a vida urbana dessa outra mais relaxada e bucólica.
Por fim, aspiramos que esta residência fosse uma construção sem idade, atemporal, distanciada de qualquer modismo passageiro e acreditamos que a melhor ferramenta para conseguir este propósito reside na materialidade.
Esta cultura material reflete na forma construtiva e nos trabalhadores que a fazem possível, falamos de pedra, madeira, concreto, perfis de aço, elementos que conferem o verdadeiro caráter a obra e a fazem dispensar qualquer discurso supérfluo.